The good, the bad and the ugly.

Análise dos trabalhos desenvolvidos durante o curso:

Gostei :)

Zine Ouça-me

Todo o processo foi muito interessante, assim como o acompanhamento com a Ana Starling. Foi minha primeira experiência na criação de um zine, onde fiz experimentações tipográficas baseado nos sons de uma feira livre.Durante o processo, gravei diversos audios por vários dias, passando entre feiras livres para que depois servissem como base para a criação do conteúdo do livro.

image

Zine Fogo

Um segundo projeto no qual utilizei o livro como suporte. Foi bem legal pois trabalhei exclusivamente com ilustrações, um campo de atuação que gosto muito.O tema macro era Natureza e dentro disso defini o recorte para trabalhar com um elemento da natureza, no caso, o fogo como base para a criação do conteúdo. Durante o livro são mostradas diversas formas de se conseguir fogo, como diversos materiais.

image

Pesquisa Etnográfica

Foi um projeto muito legal proposto pela Marcia Merlo, na disciplina de Antropologia, e me abriu muitas janelas tanto na área de pesquisa, quanto de entendimento da sociedade. Todo o processo foi muito bacana e procurar entender os comportamentos de determinado grupo social foi bem enriquecedor, seja no papel de designer ou simplesmente de “indivíduo que convive na sociedade”.

***BONUS***

Projeto gráfico da revista [DE] e Id. Visual
Projeto Iu.go (como um todo) e especificamente a Id. Visual

Não gostei :(

Cédulas

O projeto em si foi bem legal, tanto no acompanhamento do Crystian, quanto na proposta. No entanto, não me senti à vontade durante o processo por não gostar de ter que trabalhar com uma coisa que eu não concordo. Por se tratar de uma cultura muito ampla, me via numa sinuca de bico por não querer representar um recorte muito específico em um projeto que se baseia no capitalismo, mas ao mesmo tempo como poderia me apropriar de uma figura que, de uma forma ou de outra representa o país, mas que é excluída dentro da sociedade? Além disso, como poderia criar um ranking de importância das cidades de um país, claramente deixando de lado regiões já marginalizadas? Enfim, o projeto era interessante, mas eu briguei muito comigo mesmo no processo.

image

Processing (disciplina em geral)

Em todos os momentos que tive contato, nunca me dei bem com a lógica de programação. Os exercícios eram árduos e eu acabava em vez de conseguir entender o processo, observado exatamente o que era feito e apenas replicava. Acredito que acabou passando em branco durante o quarto semestre.

image

Projeto tridimensional

A disciplina de projeto tridimensional não me satisfez. Na verdade eu não entendi a real necessidade dela para o curso de design gráfico, tendo em vista que o foco era no processo de produto. Teve um lado bom de experimentação de materiais, mas não foi o suficiente para que me animasse durante o curso.

Leave a Reply

